Forum Fant@stik - Powered by vBulletin

• Rdio Fant@stiK
    • A Carregar...
      Get the Flash Player to see this player.
      A Carregar...
      Powered by IsRadio AJAX v.3.0 
+ Responder + Criar Novo Tpico
Mostrando resultados 1 at 1 de 1
Partilhar
  1. Report this post as Copyrighted!       #1
    Moderador Avatar de henrike
    Pontos: 45,733, Nvel: 52
    Pontos: 45,733, Nvel: 52
    Nvel completado: 27%,
    Pontos requeridos para o prximo Nvel: 1,317
    Nvel completado: 27%, Pontos requeridos para o prximo Nvel: 1,317
    Atividade geral: 99.9%
    Atividade geral: 99.9%
    Conquistas:
    Recomendao de 2 ClasseEtiquetador de 1 ClasseVeteranoHiperActivo25000 Pontos de Experincia

Registado em
    Jun 2009
    Respostas
    4,269
    Pontos
    45,733
    Nvel
    52
    Agradeceram-lhe 305 vezes em 281 mensagens.

Padro "Se algum rbitro se sentiu condicionado, est na altura de denunciar

Marco Ferreira deixou arbitragem h dois anos, aps ter sido despromovido (2015) de categoria, uma deciso que ainda d que falar na esfera do futebol. Depois de ter deixado a classe, Marco Ferreira confessou que se chegou a sentir pressionado. Esta quarta-feira, publicamos uma entrevista ao antigo juiz, onde fala do clima de intimidao na arbitragem portuguesa.

Est cada vez mais 'pesado' o clima que se vive em torno futebol portugus e os rbitros so um dos principais 'alvos'. Entre agresses e ameaas, at as nomeaes dos rbitros j foram 'afetadas' - tm sido divulgadas apenas no dia do prprio jogo.

Por intermdio da Associao Portuguesa de rbitros de Futebol (APAF), a classe j ameaou, mais do que uma vez, fazer greve - aps diversas reunies com o Conselho de Arbitragem - mas a verdade que acabou sempre por recuar.

Em entrevista ao Desporto ao Minuto, Marco Ferreira, ex-rbitro de futebol respondeu a algumas questes sobre o momento atual da arbitragem portuguesa.

O juiz - que foi protagonizou a 'polmica' despromoo em 2015, que o levou a abandonar a profisso - teceu algumas crticas forma como tem sido feita a gesto desta situao, apontando o dedo APAF.

Como v o clima que se vive atualmente em torno do futebol portugus?

um clima nunca visto antes. Chegou-se a um ponto em que existe mais competio de segunda a sexta-feira do que no prprio jogo em si. Quando isso acontece, os protagonistas que vm baila so todas as outras pessoas e nunca os verdadeiros artistas, que so os jogadores de futebol. Mas isto foi um clima que se instalou numa poca que, infelizmente, Portugal perdeu o acesso Liga dos Campees s vai uma equipa diretamente e tudo o que se puder fazer para alcanar esse lugar no final do campeonato, as pessoas vo a faz-lo. No bastam os 90 minutos para ganhar o jogo e isso logicamente que mancha um pas que foi campeo europeu. Temos todas as pessoas, a nvel internacional, a olharem para ns. Por isso, j era altura das instncias que gerem o futebol portugus darem um muro na mesa e colocarem nos seus lugares os clubes que tm responsabilidade por este clima.

Como que este problema pode ser resolvido? De que forma que os organismos podem intervir?

Eu sou defensor que os problemas do futebol portugus devem ser resolvidos dentro das instncias desportivas, nunca extravasar para outros poderes, como os polticos. Atendendo a que este clima est incontrolvel, mesmo aps vrios pedidos do Dr. Fernando Gomes de apaziguamento sem resultado, e sendo a Federao Portuguesa de Futebol o mais alto organismo a gerir o futebol portugus, no vejo outra alternativa se no o poder poltico ter alguma interveno, porque a indstria do futebol muito importante para o nosso pas. Isto reflete-se de forma negativa na sociedade, que no sabe viver o desporto.

O futebol portugus tem-se alimentado de crticas constantes aos rbitros. Como que os rbitros gerem este tipo de situaes?

Os rbitros tm de ter conscincia que s devem olhar para os jornais aqueles que tm inteno de ser estrelas. No futebol, quem deve ser promovido e ser estrela so os jogadores. Se um rbitro tem muito interesse em ver notcias sobre ele na comunicao social, sem dvida nenhuma tem de ser um rbitro blindado mentalmente, porque fala-se da arbitragem, dos erros e nunca das boas decises. E quando digo isto, do desgaste mental, no acredito muito que os rbitros vejam programas ou leiam muitos jornais numa fase to negra do futebol portugus. Mas so as consequncias de tudo o que tem de ser feito para se protegerem das ameaas que tm sido feitas. So bombardeados com ameaas diariamente e, depois, este desgaste. O pior desgaste pr em causa a segurana das suas famlias. Um juiz tem de estar sem problemas, com uma boa estabilidade familiar e a segurana um fator importantssimo. Este desgaste, que dirio, acentuou-se muito esta poca devido fase que estamos a passar no futebol portugus.

Artur Soares Dias foi um dos exemplos, recebeu ameaas que foram tornadas pblicas

Por ser uma figura de relevo na arbitragem portuguesa tambm tem que saber que a exposio pblica aumenta as possibilidades de crtica. O que se passou com as ameaas no nada que no se tenha passado noutros anos. No entanto, a comunicao social d mais nfase a essas notcias. Mas no nada que os rbitros j no estejam habituados. Nunca somos uma figura que seja elogiada, quando falam dos rbitros para criticar. esta a sociedade que temos e a mentalidade que temos. muito difcil alterar isto de um momento para o outro. preciso que a arbitragem se abra um pouco sociedade e que comece a incutir nos mais jovens a imagem do rbitro como pessoa e no como um elemento com imagem negativa no futebol.

E a APAF?

O que temos visto so uns comunicados pontuais da APAF e que tm sido claramente fracos a nvel de contedo. No trazem nenhuma novidade. Qualquer comunicado que saia agora da APAF no visto com a credibilidade que deveria ter. Mas isso um problema dos rbitros e eles que tm de resolver. Se a Direo da APAF no est a tomar o rumo que os rbitros querem que seja tomado, ento a direo da APAF tem de ponderar muito bem a sua continuidade. Se os rbitros entenderem que a APAF est a fazer um bloqueio s intenes dos rbitros ou s intenes daquilo que os rbitros querem fazer passar para a opinio pblica, ento tm de averiguar se aquela direo est condicionada por A, B ou C e a tomar as devidas atitudes. Agora, se os prprios rbitros no tm capacidade de resolver os seus problemas dentro da sua prpria associao, dificilmente o apelo dos rbitros para acalmia e resoluo dos problemas no vai com a credibilidade que devia vir.

Os rbitros estaro muito exposto?

A exposio que os rbitros portugueses tm a exposio que eles querem ter. Porque se os rbitros se unirem, e quiserem, fazem um comunicado atravs da APAF. A APAF s tem de fazer a vontade aos rbitros, at porque um organismo que existe porque tem scios, que so os rbitros. A APAF liderada para os rbitros. Agora se a Liga tem tido o melhor comportamento? Eu acho que tambm se exige Liga um comportamento diferente neste aspeto, possivelmente porque Proena foi rbitro e presidente da Liga Portugal. Se calhar se fosse outro presidente no diziam isso. Proena presidente da Liga e vai defender a sua instituio e no vai estar a intervir na arbitragem. A Liga no tem de ser pronunciar sobre isso, a Liga tem de se pronunciar sobre aquilo que os clubes querem que se pronuncie, porque a Liga pertence aos clubes. J a APAF dos rbitros e quem tem de tratar dos problemas dos rbitros a APAF. Se a APAF no est com capacidade para isso tero de haver mudanas, mas isso os rbitros que tm de decidir.

Na minha opinio, a verdadeira razo da ameaa de greve, esta poca, no foi devido ao ambiente que se vive no futebol portugus, mas sim por questes financeiras e de cortes que a Liga tem vindo a implementar desde a entrada de Pedro Proena.

Os rbitros j fizeram algumas ameaas de greve, ameaas essas que acabaram sempre por ser retiradas. O que pensa destas iniciativas?

A greve evitava-se se os rbitros tivessem tomado uma posio mesmo antes do campeonato se iniciar, j nessa altura tinham vindo a pblico todas as denncias. No tomaram nessa altura, no faz sentido agora quererem tomar uma posio, visto que nada aumentou, mantendo-se o que estava antes do campeonato. A grande questo que, na minha opinio, a verdadeira razo da ameaa de greve, esta poca, no foi devido ao ambiente que se vive no futebol portugus, mas sim por questes financeiras e dos cortes que a Liga tem vindo a implementar desde a entrada de Pedro Proena. Depois, como os rbitros entenderam que isto devia ser uma boa oportunidade para pegar no clima que existe para ameaar com uma greve, mas querendo atingir a Liga devido s questes financeiras, entenderam, e muito mal orientados pela APAF, querer fazer uma paragem de imediato. Isso contra os regulamentos, teriam de esperar os 20 dias, e foi isso que o Conselho de Arbitragem foi alertar. Se quisessem tomar essas atitude, que as fizessem dentro dos regulamentos.

No incio da temporada, chegou a falar-se num boicote ao campeonato nacional. Teria resultado?

Era uma posio de fora e no seria tomada de uma forma to radical, no com o campeonato a decorrer e, possivelmente, teria evitado que a Liga Portugal e a Federao Portuguesa de Futebol evitassem iniciar os campeonatos com este clima numa competio a decorrer. O que fez aumentar o volume da crtica e da desconfiana foi a competio que est a decorrer. um campeonato paralelo em que as equipas querem chegar em primeiro. Todo este clima foi causado quando comearam os campeonatos e, a partir da, foi um aumentar de crticas e uma guerra de comunicao. Portanto, tudo isto podia ser evitado se no se tivessem iniciado os campeonatos neste clima.

O FC Porto tem relevado emails que do conta de um alegado sistema montado pelo Benfica para beneficiar das arbitragem, o conhecido Caso dos Emails. Nesses emails, surgem nomes de alguns rbitros que apitam na I Liga. Isto descredibiliza a classe?

No tivemos conversas entre rbitros. Foi algum que leu um hipottico email em que estava presente o nome de alguns rbitros, mas isso no quer dizer que aqueles rbitros sejam corruptos ou que no sejam srios. Logicamente que, quando isso aconteceu, esses rbitros deviam ter tomado uma atitude. No s de uma forma mais privada mas tambm atravs da APAF. Deviam ter dado alguma informao para a sociedade desportiva, a condenar que os seus nomes tenham vindo praa pblica, possivelmente inseridos num contexto em que no normal no futebol, ou no devia ser normal. A partir da d-se azo a que as pessoas especulem e conversem. No por acaso que continuamos a falar de rbitros e desses emails, porque na altura no foi tomada a iniciativa que devia ter sido tomada para que se evitasse toda esta turbulncia em torno dos seus nomes.

O prprio Marco Ferreira admitiu, numa entrevista h cerca de dois anos, que enquanto estava no ativo sentiu algumas presses. Existe essa presso aos rbitros?

O que acontece neste momento no sei, agora o que verdade que falamos numa altura em que maior parte destes rbitros j estavam no quadro de rbitros. Se algum deles se sentiu condicionado, se algum deles sentiu alguma presso, seja de quem for, acho que est na altura certa de denunciar s entidades que esto a investigar o processo. Chegou a altura certa para dizerem aquilo que tm a dizer e deixarem de ter medo de serem ou no prejudicados. Sendo verdade tudo aquilo que tem sido publicado, os rbitros tm de dizer alguma coisa, se no disseram at agora, deviam dizer A no ser verdade, mantiveram a sua postura normal, no tm nada a dizer e seguem bem com a sua conscincia. O que eu disse h dois anos (presses Vtor Pereira), e continuarei a dizer, tambm j o disse nas instncias que devia dizer e o caso est em investigao e em segredo de justia.

Esta poca foi implementado o vdeorbitro mas continuam as queixas em torno da arbitragem. O VAR est a resultar? Que falhas aponta a esta ferramenta?

Temos que analisar o porqu da implementao do videorbitro este ano. Foi numa altura, na poca passada, em que j estava um clima pouco saudvel no futebol portugus, em que se estava a decidir o campeonato, e as crticas arbitragem estavam a aumentar. A Federao Portuguesa de Futebol, rapidamente, apresentou o VAR como a soluo, e as pessoas tiveram expectativas muito altas. O VAR no corrige todos os erros. O VAR uma ferramenta extremamente til, quando bem utilizada, com formao. No desta forma, implementada pressa. No est a ser uma ferramenta bem utilizada, neste momento, porque est numa fase de testes e com uma competio a valer, temos visto o que tem acontecido. Acho que o VAR tem exposto a qualidade dos rbitros portugueses, porque o que temos visto que o VAR mais um elemento de deciso. Ao implementar o VAR sabamos que estvamos a colocar mais um foco de crticas, e ia desgastar muito mais e mais rapidamente a imagem dos rbitros. So criticados quando so rbitros principais e quando fazem de VAR. um desgaste intenso, sobretudo a nvel mental, sobre os prprios rbitros. Infelizmente, o VAR foi implementado pressa e no est a ser implementado da forma que devia ser, porque uma ferramenta til e indispensvel para o futuro do futebol portugus.

Em 2013/14, Marco Ferreira foi segundo classificado e, em junho de 2015, ficou a conhecer-se a sua despromoo. Passado dois anos, consegue explicar-nos o que aconteceu?

Eu nunca percebi o que aconteceu. No por acaso que passado tanto tempo as pessoas ainda falem do meu caso e, tendo em conta o que tem vindo a pblico, se algum for culpado assumir as consequncias. Se ningum for culpado... seguir o caminho. Em relao ao meu caso, estou espera de explicaes. No ano anterior fiquei em segundo lugar, fiquei atrs de Pedro Proena. Na poca seguinte, eu seria o primeiro rbitro para avanar para um clssico ou um drbi e posso dizer que, nessa poca, no fiz um jogo desses e bastava ter feito um jogo desses para no ser despromovido. Mas no foi nomeado porque o presidente entendeu no nomear. Depois h aquelas situaes, ao longo da poca, que correram bem e menos bem e acabei por ser despromovido quinze dias depois de fazer uma final da Taa de Portugal, um caso caricato e nico em Portugal. Caso nico em Portugal um rbitro internacional ser despromovido, tal como um rbitro profissional ser despromovido, portanto, at hoje estou espera dessas explicaes. Abdiquei da minha profisso para investir na arbitragem e algo se passou para eu ser despromovido e isso que eu quero saber. A verdade que depois de ser despromovido, no poderia voltar arbitragem, porque teria de encarar as pessoas que me fizeram mal.

2. # ADS
    Circuit advertisement
    Registado em
    Always
    Respostas
    Many

+ Responder + Criar Novo Tpico

Informaes do Tpico

Users Browsing this Thread

Esto neste momento 1 membros a ler este tpico. (0 membros e 1 visitantes)

Palavras Chave para este Tpico

Favoritos

Regras para Respostas

• Voc no pode criar novos tpicos
  • Voc no pode criar respostas
  • Voc no pode criar anexos
  • Voc no pode editar suas respostas
Clica aqui e instala a barra do Fantastik!

http://www.forumfantastik.net/forum tested by Norton Security http://www.forumfantastik.net/forum tested by McAfee Security